"Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos." (Publicado em NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, Edição 011, Dezembro 2010/Janeiro 2011, com o título PPP na prática)
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos." (Publicado em NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, Edição 011, Dezembro 2010/Janeiro 2011, com o título PPP na prática)
O texto da UFBA repassado às escolas pela URE Maria Thomé Neto para orientar a (re)construção do Projeto Político-Pedagógico dá suporte de como construir a identidade da escola no seu projeto político-pedagógico.
CLIQUE EM: Orientações para elaboração do PPP
Assista ao vídeo do Professor Ms. Vasco Moretto cedido à escola pela Edições SM. Clique AQUI
Em breve o PPP 2012 estará disponível.
A participação de toda a equipe pedagógica na construção do PPP é muito bem vinda, pois dessa forma a mesma terá maior identificação com o documento e assim mais possibilidades para cumprir com os seus objetivos e propostas traçadas para o ano letivo.
ResponderExcluirO vídeo do Prof Vasco Moretto deixa um grande desafio: "Tornar o PPP letras vivas, um projeto onde todos dão sua contribuição".
No texto "A construção do projeto politico pedagógico da escola" muito interessante o aspecto que trata dos elementos para o diagnóstico que servirá de base para a definição dos objetivos a perseguir. Destacamos dois elementos que achamos importantes para nossa escola.
ResponderExcluir*Como se vêm dando o desempenho escolar dos alunos nos últimos dois anos?
*Quais são os índices de aprovação, reprovação e evasão apresentados pela escola?
Bastante pertinentes as observações do professor Vasco Moretto(video)especialmente quando fala dos fundamentos ético-políticos da escola que devem orientar o PPP..
ResponderExcluirComo ele mesmo destaca valores implícitos são repetitivos nada acrescentam ao PPP, mas sempre aparecem , ex. ( formar cidadãos autônomos, críticos e criativos etc.etc....)
Importante ressaltar suas observações sobre a ideia de“competência profissional”. segundo ele pode ser um valor explícito da escola expresso no PPP que deve valer para diretor, professores, profissionais de apoio e que sirva de referencia para a formação de alunos competentes, ou seja estabeleça esse valor para a formação do aluno.
Solon P. Castro
No texto "A construção do projeto politico pedagógico da escola" muito interessante o aspecto que trata dos elementos para o diagnóstico que servirá de base para a definição dos objetivos a perseguir. Destacamos dois elementos que achamos importantes para nossa escola.
ResponderExcluir*Como se vêm dando o desempenho escolar dos alunos nos últimos dois anos?
*Quais são os índices de aprovação, reprovação e evasão apresentados pela escola?
Solon P. Castro